top of page
Have a wonderful morning….jpeg

Um resumo de como é a terapia comigo e minhas abordagens terapêuticas

Psicoterapia, carinhosamente chamada de Terapia, é um trabalho de Autoconhecimento, Desenvolvimento Pessoal e Saúde Mental. Trata-se de um processo que acontece por meio do diálogo terapêutico. Conversamos, você me traz o seu repertório, o que acontece na sua vida, me conta sobre o seu jeito de ser e de funcionar, se ou o que te incomoda em seus contextos e o que gostaria de mudar. Ao te escutar, vou te conhecendo e interagindo com você, trazendo perguntas, indagações, questionamentos, reflexões, impressões, ideias e sugestões, te ajudando a compreender suas dinâmicas internas e externas, o que acontece dentro e fora de você. Penso junto com você sobre possibilidades de lidar com as suas questões e seus desafios, de ressignificá-los e de criar novas oportunidades, para viver cada vez melhor. E, assim, o processo terapêutico flui. A minha abordagem de base, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, é a que norteia o meu jeito de ser terapeuta, de escutar e interagir com quem atendo, mas ao longo dos últimos sete anos venho utilizando recursos da Neurociência, ferramentas da Psicologia Positiva, como Mindfulness, e da Terapia Cognitivo Comportamental, quando considero pertinente, a depender de cada caso e de cada pessoa. 

Terapia Individual

Pessoas fazendo terapia online

Ao longo da vida, adquirimos diversos conhecimentos sobre o mundo, mas aprendemos tão pouco sobre nós mesmos. O nosso jeito de ser e de funcionar, nossas emoções, nossos sentimentos e pensamentos formam o que podemos chamar de estrutura e dinâmica psíquicas, formadas pela nossa história de vida, nossa genética e pelo contexto sociocultural em que nos desenvolvemos. Quando conhecemos mais sobre nós mesmos, quando compreendemos o nosso jeito de pensar, sentir e agir, quando identificamos medos e anseios, aprendemos também a nos colocarmos melhor no mundo, a nos relacionarmos melhor conosco mesmos e com os outros, com mais honestidade e lucidez e, consequentemente, aumentamos o nosso bem-estar e a nossa realização pessoal. Um dos propósitos da psicoterapia é o aprofundamento do autoconhecimento, para o aumento do autocuidado e do desenvolvimento pessoal, de modo a melhorarmos as nossas relações e a nossa qualidade de vida.

Terapia de Casal

As relações conjugais podem ser desafiadoras e complexas. Cada um de nós é um universo inteiro, formado por uma personalidade, um jeito de ser e de estar no mundo, com seus próprios medos, expectativas, desejos e objetivos, algumas vezes, com repertórios culturais diferentes do outro, enfim, são muitas as variáveis que se combinam e que podem tornar essas convivências conflituosas e difíceis. A Psicoterapia de Casal é indicada em diversos casos, a depender das necessidades de cada relação, por exemplo, quando há muitas divergências, dificuldade de comunicação, de lidar com afetos difíceis, quando encontram diferenças na forma de se relacionar, incompatibilidade de temperamentos e de objetivos de vida, quando não conseguem conviver em paz, quando sobra amor, mas falta harmonia e também quando a relação acaba, mas é difícil aceitar. A psicoterapia entra para ajudar no entendimento do que está por trás de uma comunicação falha, dos desentendimentos, do distanciamento, para auxiliar na mediação desses conflitos e para oferecer estratégias de cuidado mútuo.

Importante reforçar que aqui consideramos justa toda forma de amor e de relação, incluindo relações heteroafetivas bem como todas as outras existentes dentro e fora da comunidade LGBTQIAPN+.

Casais fazendo terapia online

Estresse, Ansiedade, Depressão, Burnout e
a Manutenção da Saúde Mental com a Psicoterapia

A psicoterapia além de ser indicada para quem tem um diagnóstico de transtorno mental, também é recomendada para a manutenção da saúde mental. A vida apresenta adversidades suficientes para que, com frequência, sofrimento psicológico e sintomas de estresse, ansiedade e depressão, como preocupações exageradas, angústia, pensamento acelerado, pessimismo, insônia, compulsões, desânimo, ansiedade social, medos irreais e tantos outros passem a se manifestar, incluindo prejuízos na saúde física. Em outras palavras, o estilo de vida da sociedade em que estamos inseridos, com tantas pressões, carga de trabalho excessiva, sedentarismo, alimentação industrializada e, muitas vezes, relações difíceis, tóxicas ou abusivas, combinado com uma dinâmica psíquica propícia, pode ser gerador de sintomas de estresse, ansiedade e depressão, mesmo que não se tenha o diagnóstico de transtorno mental, sem falar que estes podem desencadear os próprios diagnósticos, se os quadros se agravarem. Os desafios da vida contemporânea fazem da psicoterapia um valioso recurso de ajuda para conduzirmos a vida de forma mais saudável, leve e assertiva, fazermos melhores escolhas, mantermos o equilíbrio emocional e, portanto, a saúde mental.

Pessoas fazendo terapia online

Sobre a Psicoterapia Online

A terapia online é uma modalidade de psicoterapia, não presencial, que pode ocorrer por meio de chamadas de vídeo, áudio ou mensagens de texto. Seu propósito é aumentar a acessibilidade ao atendimento psicológico para diversos perfis de pessoas, que poderiam ficar sem acesso a este serviço de saúde mental, incluindo brasileiros que vivem no exterior, pessoas que moram em grandes centros ou interiores e têm dificuldade de deslocamento, pessoas com mobilidade reduzida e nômades digitais. Esta modalidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia desde novembro de 2018 e vem se mostrando extremamente eficiente, considerando que pesquisas apontam que nós, seres humanos, não precisamos do contato físico para estabelecermos vínculo afetivo e de confiança. De modo geral, dependendo do caso, qualquer pessoa que tenha acesso a uma boa qualidade de internet, um computador, tablet ou celular e um ambiente em que tenha privacidade (para a garantia da confidencialidade), pode fazer terapia online.

Pessoas fazendo terapia online
bottom of page